sábado, novembro 21

REGULAMENTO

EMENTA:

O Prêmio Plínio Marcos é uma realização os coletivos santista de Arte, Cultura e Pensamento, foi lançado em 2000 pelo Movimento de Teatro de Santos em parceria com a , da SECULT Secretaria Municipal de Cultura de Santos e do Movimento de Teatro e Cultural de Santos, somados a outros setores e segmentos artísticos organizados da cultura santista, e premiará Arte, Cultura e Pensamento aqui produzidos, durante o ano de 2009..

I.OBJETIVOS:

Estimular a produção da cidade a desenvolver uma visão crítica e seletiva do fenômeno cultural aqui produzido e reverenciado.

Criar um ponto de encontro e de intercâmbios para a classe artística e de cultura criando um salutar espaço de confraternização, convergência e promovendo sinergia entre os mesmos, local aglutinador para que estes coletivos possam trocar experiências estéticas, de pensamento, filosóficas, e provoque e instaure iniciativas em conjunto, amalgamando e solidificando estes setores.

Promover a formação de público para os produtos culturais aqui produzidos e implementados, alicerçada na qualidade das nossas produções.


· Promover a troca de informação e dos pensares múltiplos sobre o fazer Cultura e Arte entre os grupos da região, intensificando e possibilitando a melhoria qualitativa na produção atual.

Desenvolver o senso crítico e autocrítico a partir de uma análise acurada, calcada na atualidade da Cena Cultural Santista, estimulada nos estamentos de todo o processo do premio.

Rememorar, festejar, valorizar e saudar a organização reconhecida destes movimentos, porem lançando reflexões sobre unificação de propostas para parcerias e atuação em conjunto a outros setores culturais ou da própria sociedade como forma de garantir o registro perene da nossa cultura caiçara, instrumentalizando-os a exigência da excelência nestes novos tempos e chegar-se a novas conquistas e paradigmas ao fazer-se Arte e Cultura.


Promover uma saudável interação entre os grupos e setores culturais, destacando a escolha dos melhores do ano na ótica destes próprios grupos e dos Artistas e Intelectuais da cidade,e ainda seus órgãos representativos, estabelecendo o clima do olhar analítico sobre nosso panorama contemporâneo na Arte, Cultura e Pensamento .

Aglutinar, promover, pensar, encetar e realizar trabalhos sobre um movimento que seja verdadeiramente combativo Revolucionário e inquieto sempre, como preconizava Plínio Marcos.

II. OPERACIONALIZAÇÃO

1.) Poderão concorrer ao Prêmio Plínio Marcos todos os grupos ou artistas ou segmentos culturais da cidade de Santos (e apenas da cidade de Santos) tendo como base suas produções lançadas no ano corrente, sem haver necessidade de uma inscrição prévia.

2.) Os trabalhos serão avaliados, durante o decorrer do ano, pelos grupos
ligados a estes movimentos, ou seus representantes, e setores intelectuais da cidade de Santos.

III. VOTAÇÃO

1. Cada grupo terá direito a dois votos, sendo eles: um voto do diretor representante e um voto do representante do grupo.

1.1. Os subgrupos oriundos de um mesmo grupo realizarão uma votação interna deliberando o voto que será efetivado pelo diretor e representante do Grupo.

1.2. O diretor de dois ou mais grupos com componentes diferenciados, terá direito somente a um voto, e os representantes desses grupos terão de ser distinto, cada qual representando seu próprio Grupo.

1.3. O diretor não poderá ser o representante do grupo.
2. Não é permitido que o diretor e o representante do grupo votem em seu próprio trabalho, em nenhuma das categorias: caso isso ocorra o voto para tal categoria será invalidado.

3. Os questionários serão distribuídos a partir das 15h do dia 19 de novembro, através da produção do Prêmio Plínio Marcos, na Oficina Cultural Regional Pagú - Cadeia Velha e pdoe ser votado por email: premiopliniomarcos@gmail.com

4. Só serão validos os votos que estiverem corretamente preenchidos, nos questionários originais, entregues a cada diretor e representante dos grupos.

5. O grupo deverá entregar juntamente com a ficha de votação, uma folha contendo os integrantes do mesmo.

IV. APURAÇÃO DA VOTAÇÃO

1. Será feita pela Comissão de Organização e contará de duas etapas.


2. A data limite para entrega dos questionários é 30 de novembro às 19h, na Oficina Cultural Regional Pagú - Cadeia Velha.

2.1. Os questionários deverão ser entregues para a produção do Prêmio Plínio Marcos.

2.2. Essa data determina final da 1ª. fase, quando serão conhecidos os 5 indicados em cada categoria.

2.3. A divulgação dos indicados será feita na Oficina Cultural Regional Pagú – Cadeia Velha, dia 1 de dezembro a partir das 20h.

3. A 2ª fase iniciar-se-á dia 2 de dezembro às 15h, quando novos questionários, contendo apenas os 5 (cinco) indicados de cada categoria, serão distribuídos para que se escolham os vencedores em cada categoria. Serão divulgados em todos os veículos de comunicação os indicados de cada categoria.

4. A votação nessa fase seguirá os mesmos critérios e procedimentos da fase anterior.

5. Os questionários da 2ª fase deverão ser entregues no mesmo local, até o dia 5 de dezembro às 15h.

6. O anúncio dos vencedores será feito na cerimônia de entrega do Prêmio Plínio Marcos, dia 07 de dezembro 20 horas, na Quadra da Escola de samba X-9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário